TEXTO LITERÁRIO: Modo Lírico
A escolha deste módulo 6, antecipando-o em relação ao plano modular, deve-se ao facto de no módulo dois, no âmbito do Projeto Arte Jogral no Vocacional, a poesia ter marcado presença, na voz dos jograis do curso Vocação +.
Assim, considera-se oportuna a lecionação deste módulo 6 - Texto lírico.
Só depois de concluído se retomará os módulos 3 e 4 - Textos narrativos de autor - e módulo 5 - Texto dramático.
OS POEMAS
são
representações artísticas
que revelam criação
e expressam sentidos, ideias e sentimentos...
OS POEMAS
comunicam
através do conteúdo e da forma
(Vê etapa 4 proposta)
1
Ser ou não ser poeta. Clica.
2
Dicionário Poético
3
O que é o modo lírico/ texto poético?
4
Noções de versificação (FORMA)
clica
Texto poético pode ser divertido?!
clica
5
Atividades
I
POEMAS VISUAIS
O poeta usa letras/palavras, brincando com o espaço da folha de papel e com a disposição gráfica. Desta maneira, transmite-se uma mensagem, constrói-se sentido.
(distribuição de fichas de trabalho)
-
Alexandre O'Neill, Poemas de divertimento com sinais ortográficos, 1960
II
CARTA
em forma de poema
A CARTA e sua estrutura
III
Lê as poesias que surgem de seguida:
Poesia 8.º ano from paulomota
- No teu blogue apresentas 3 dos poemas que leste (os que mais apreciaste!)
- Seguidos do videoclip que retiras do youtube
- Apresentas o autor e sua biobibligrafia
Exemplo:
1º - Imagina que escolhes este poema entre os que se apresentam
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior…
•Eu não sou poeta…
•Pó de arroz…
•Orlando de vez em quando…
•O baile da biblioteca…
•A corrente de jogo…
•O deserto de Sara…
•A fonte das palavras…
•A canção das cinco dedos…
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendos
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
(Florbela Espanca, «Charneca em Flor», in «Poesia Completa»)
3º Apresento Biobibliografia de Florbela Espanca
Clica
4º Análise da estrutura externa - Estrofes/ Esquema rimático + estrutura interna dos 3 poemas selecionados
Perguntas:
1. Classifica as estrofes, quanto ao número de versos.
2. Indica o esquema rimático das duas primeiras estrofes.
3. Classifica o tipo de rimas das duas primeiras estrofes.
4. Aponta os versos mais expressivos para ti. Justifica a tua escolha.
~
Recursos para consultar e para exercitar:
Clica
Clica
Sítios para navegar e aprender
6
As escolhas poéticas dos alunos
impressões e expressões perante o visionamento do filme "Amigos Improváveis"
(Projeto de articulação
entre as disciplinas de Português e Inglês, sinalizando o dia
Internacional das pessoas portadoras de deficiência)
divulgação na Revista da escola
Carlos Paião
De: Ana Catarina Pereira
ResponderEliminarVocaçao +
Verdes são os campos
Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.
Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.
Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.
Bibliografia: Luis de Camoes
1. Classifica as estrofes, quanto ao número de versos.
1- Quadra
2-oitava
3-oitava
2. Indica o esquema rimático das duas primeiras estrofes.
Interpolado.
3. Classifica o tipo de rimas das duas primeiras estrofes.
Trata-se de um tema interpolado