3 DISCIPLINAS
6 MÓDULOS interdisciplinares
2 PROJETOS polivalentes de articulação
3 PERÍODOS LETIVOS
3 PERÍODOS LETIVOS
PORTUGUES
Módulo
13 (7,5 horas)
MATEMÁTICA
Módulo
11 (7,5 horas)
INGLÊS
Módulo 7
(7,5
horas)
|
Desenvolvimento de atividades cooperativas de
aprendizagem
|
§
Expressão dramática (imitação, mímica, expressão
corporal, jogo dramático),
§
Fomento de atitudes/valores de convivência em
sociedade,
§
Promoção debates/confrontação de ideias,
§
Cooperação com os outros em tarefas e projetos
comuns.
|
|
PORTUGUES
Módulo
14 (7,5 horas)
MATEMÁTICA
Módulo
12 (7,5 horas)
INGLÊS
Módulo 8
(7,5
horas)
|
Desenvolvimento de atividades mobilizadoras e
integradoras de saberes
|
§
Trabalhos onde se aplicam os elementos da
linguagem visual tendo em conta aspetos técnicos, artísticos e estéticos,
§
Documentos em suporte informático (pesquisa,
seleção tratamento e organização da informação),
§
Trabalhos temáticos.
|
PROJETO
TEATRO
|
PORTUGUÊS (módulo 13) - Vamos ao Teatro … Auto da
Barca do Inferno, no Theatro Circo e Lusíadas à Conquista do Mar Largo, no Instituto da Juventude…
Visita guiada ao Mosteiro de Tibães com componente cultural e intervenções pontuais de performances teatrais em espaços de destaque...
MATEMÁTICA (módulo 11) – Pesquisa da biografia de matemáticos
contemporâneos de Gil Vicente.
Exposição PoeMática
-Ilusões de Ótica (Mat.)
- Poesia Visual (Port)
INGLÊS (módulo 7) - Pesquisa de dados
biobibliográficos do dramaturgo Inglês William Shakespeare; Pequenas
dramatizações em contexto sala de aula: diálogo entre o empregado de mesa e o
cliente num restaurante e diálogo numa loja (mercearia,...).
Visionamento
do filme A Paixão de Shakespeare
/ Shakespeare in Love
EDUCAÇÃO FÍSICA –
Caminhada para ir ao teatro ( de acordo com a planificação da atividade do
conselho de ano 9º ano)
|
PROJETO
DESPORTO
|
PORTUGUÊS (módulo 14) - Entrevista / Palestra À Conversa com Jorge Braz, Selecionador
nacional de Futsal
Convite aos delegados e subdelegados do 3º ciclo
MATEMÁTICA (módulo
12) - Análise de conteúdos
matemáticos que resultem da entrevista/palestra com Jorge Braz .
INGLÊS (módulo 8)- Pesquisa sobre vários tipos de
desportos e realização de apresentações em PowerPoint sobre esta temática.
Os Desportos/TO TALK ABOUT SPORTS – Apresentação de trabalhos por
parte dos alunos Voc+ a alunos do 6º A na Biblioteca da escola)
Articulação Português e Inglês
EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTES E OFÍCIOS
Cartaz de divulgação |
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADES ESPECÍFICAS DA DISCIPLINA
E
ATIVIDADES
GERAIS/TRANVERSAIS
• Recolha e tratamento de informação, identificação de alternativas, formulação de juízos e opiniões, estabelecimento de prioridades. Capacidade de analisar e de interpretar a realidade, refletir sobre as suas experiências.
• Participação em atividades e aprendizagens, individuais e coletivas, de acordo com regras estabelecidas.
• Concretização de situações e experiências que expressem, no aluno, a capacidade de ser tolerante, cooperante e solidário no relacionamento com os outro.
• Concretização de situações e experiências de comunicação que o levem a expressar-se sob formas verbais e não-verbais, ouvir e escrever.
• Concretização de situações e experiências que conduzam o aluno a planear, ajuizar, julgar, decidir e executar. Capacidade de participar e intervir de forma responsável na vida social..
• Identificação, seleção e aplicação de métodos de trabalho e de estudo.
• Analisar a adequação dos métodos de trabalho e de estudo formulando opiniões e propondo alterações.
• Pesquisa, organização, tratamento e produção de informação em função das necessidades, contextos e situações.
• Domínio das tecnologias de informação e comunicação no respeitante à pesquisa, produção de texto e imagem.
• Uso correto da língua materna na comunicação oral e escrita.
|
I
Cartaz realizado pelos alunos com a professora de Artes e Ofícios |
Jorge Braz e alunos Voc+ na Biblioteca da escola |
ENTREVISTA* AO
SELECIONADOR NACIONAL DE FUTSAL
Jorge Braz, conhecido
no mundo do desporto, esteve À Conversa com … os alunos do Curso Vocação + e os delegados e subdelegados das
turmas de 3º ciclo, na EB2,3 de Real, na Biblioteca Porto Maia, no próximo dia
17 de novembro.
Este encontro surge
no âmbito PROJETO DESPORTO - Projeto
interdisciplinar (Português, Matemática, Inglês, Educação Física e Artes e
Ofícios.
Os alunos Voc+ entrevistaram-no, divulgando, de seguida, o
resultado deste “diálogo”.
PESSOAL
Nome: Jorge Gomes
Braz
Data de nascimento:
25/08/1972
Jogo preferida da
infância: Futebol
Em criança queria
ser: Médico
Em momentos menos
bons, o que o faz sentir melhor: Família
Roupa que usa no dia
à dia: Fato de treino
Um acessório: IPAD
Um amuleto da sorte:
Nenhum
Redes sociais: (… sim
ou não?. Quais?). Detesto! Desvirtuou o que devia ser social
Uma cor: Azul
Uma música: City of
Angels (Thirty Seconds to Mars) mas também Diana Krall
O livro da vida: Biografia de Bernardinho Transformando suor em ouro
O filme da vida: Braveheart e muitos mais
Uma bebida: Vinho
Tinto
Uma cidade: Chaves
Um ator: Jared Leto e
Mel Gibson
DESPORTO
Um clube português:
Grupo Desportivo de Chaves
Melhor jogador da
atualidade de futsal: Ricardinho
Melhor jogador de
futebol: Cristiano Ronaldo
Melhor jogador de
sempre: Futsal - Ricardinho
Outra modalidade:
Basquetebol/Andebol/Voleibo/Futebol
Melhor época da
seleção nacional de futsal: 2009/2010
Forma de animar os
jogadores, quando as coisas não correm bem: Muitas formas, depende do momento
2011-2012 – 75,5% é a Média de
vitórias da seleção nacional de futsal- objetivo é repetir?
Repetir não,
melhorar!!!
2013-2014 – 5,55% é a média Média de
golos - vai ser melhorada?
Tentar, no entanto, o
ideal é ser sempre superior aos sofridos, largamente!
*Perguntas da entrevista resultam do
encontro e do envio de questões via email, na discplina de português
Ver Portal da do Agrupamento de Escolas de Real
Ver Portal da do Agrupamento de Escolas de Real
II
OS DESPORTOS
Apresentação de trabalhos por parte dos alunos Voc+
a alunos do 6º A na Biblioteca da escola
BRUNA
“TODAY WE ARE GOING TO TALK ABOUT SPORTS. THIS IS A VIDEO ABOUT SOME INTERESTING SPORTS. SO, LET’S WATCH IT AND
TIAGO
POWERPOINT
“PAY ATTENTION TO SOME MORE VOCABULARY ABOUT SPORTS AND TRY TO MEMORISE THE WORDS”.
HAVE FUN!”
ANDRÉ
“HERE
YOU HAVE SOME DANGEROUS SPORTS, LIKE PARACHUTING, HANG-GLIDING (ASA DELTA)..”
Ler mais publicações no Calaméo
NUNO
USO DO VERBO “PLAY” COM ESTES DESPORTOS
“PLAY BASEBALL, PLAY FOOTBALL, PLAY VOLLEYBALL…”
VÍDEO:
“SPORTS GUESSING GAME”
“NOW LET’S GUESS THE NAME OF THE SPORT AND HAVE FUN!”
SÉRGIO
DESENHOS (FLASHCARDS) QUE REPRESENTAM OS DIVERSOS DESPORTOS, PARA OS ALUNOS PINTAREM
Sem comentários:
Enviar um comentário