Ponto de partida
O ponto de partida que uniu os envolvidos na criação deste
PROJETO:
PROJETO:
pessoas, momento, motivo e formas certas
Motivo
Módulo 11 (Texto Literário: Modo Lírico) Parte do Módulo 10 (Intertextualidade episódios d' Os Lusíadas com poemas de Fernando Pessoa)
Poemas propostos pelas metas de aprendizagem para o 9º ano
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Pessoas
Doze alunos do Curso Vocação + /Intérpretes da leituras encenada
Uma professora de Português da EB2,3 de Real (coordenadora): Maria José Morais
Dois atores da Confederação - Colectivo de Investigação Teatral : Miguel Ramos e Rosário Melo
EB2,3 de Real
Na perpetiva da Diretora da escola, Zita Esteves “não podemos ficar sentados à
espera que a vida aconteça, até porque, o êxito ou o sucesso não caem do céu no
quintal de ninguém. A motivação é a estratégia. Motivar é pois essencial para
mostrar um caminho real, dar sentido às coisas e apontar metas. A qualidade não
começa apenas com algo, mas começa sobretudo com alguém... É sempre possível
descobrir caminhos para o sucesso mesmo que eles estejam escondidos. Nos dias de hoje, a capacidade de aprender e
transformar esse conhecimento em ação faz uma diferença muito grande na vida de
qualquer pessoa. Este é um dos caminhos que se cruza com a educação, o ensino e
sobretudo com o querer fazer mais e melhor pelos alunos e pelo serviço
educativo de qualidade. O sucesso no mundo real advém das nossas ações. Fazer
com excelência é uma questão de atitude. Pensemos que somos aquilo que fazemos
e pela educação e sua qualidade não esqueçamos que o que merece ser feito,
merece ser bem feito!”.
A professora de Português vê neste projeto a concretização dos
objetivos gerais do Contrato de Autonomia
do Agrupamento de Escolas de Real, como sejam o combate ao abandono escolar, o absentismo e a indisciplina, através da
adoção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, a participação de três entidades neste projeto-piloto – Escola,
Casa do Professor e Confederação –, com o intuito de
concretizarem objetivos estratégicos específicos e princípios pedagógicos do Projeto Educativo do Agrupamento,
reforça de forma efetiva uma resposta ao atual contexto social e académico dos
alunos abrangidos, contribuindo também para a abertura do agrupamento à
comunidade.
Casa do Professor
A Casa
do Professor olha para esta iniciativa como mais um exemplo
de materialização do objetivo de estreitamento da articulação com as escolas e
os professores, designadamente através de formas de apoio pertinentes e
inovadoras, recorrendo para tal a relevantes parcerias institucionais, como é o
caso desta com a Confederação – Colectivo
de Investigação Teatral. Além das tradicionais formas de apoio
socioprofissional disponíveis na associação, a Casa do Professor demonstra que há outras dinâmicas proactivas que
podem ser desencadeadas nos próprios locais de trabalho dos professores, salientou
o presidente da associação, Hilário de Sousa. Ainda que não seja este o momento
para antecipar os resultados deste projeto, estão à vista os méritos e as
preocupações dos diversos intervenientes com os alunos e com os professores,
designadamente em situações de elevado risco de desinserção social e
escolar.
Confederação - Colectivo de Investigação Teatral(www.confederacao.pt)
Segundo a Confederação, “este
projeto é altamente motivador para a companhia. É um caminho novo que iremos
desbravar e essa incerteza sabemos que está em todos os colaboradores. Estamos
muito curiosos por perceber o que estes 12 atores, que também são alunos, nos
estão dispostos a dar, sendo que aquilo que nos irá mediar é a Poesia.”
Formas
Desenvolver um processo de
criação teatral na aula, devidamente estruturado e articulado com os respetivos
conteúdos programáticos, deixando o professor o seu espaço de intervenção tradicional
para atores-professores.
Explorar e analisar, ao longo de catorze aulas-ensaios, os poemas propostos e
selecionados para o módulo 11 (Texto
Literário: Modo Lírico), construindo assim em paralelo, em respeito pelas
características do grupo, uma dramaturgia para cena.
Momento
Apresentação das leituras encenadas na biblioteca da escola na semana da leitura, destinadas a alunos do ensino regular do 9.º ano e,
posteriormente, fazer a sua apresentação pública no auditório da Casa do Professor.
PROCESSO
14
aulas-ensaios
aulas-ensaios
05/01/2015
06/01/2015
Dinâmicas de grupo
- Movimento
- Resolução/Correção em silêncio
- Confiança no olhar e na atitude
- Aprender a gostar de errar
- Pensamento com critério
- Tomada de decisão
- Personagem e Ator
ÁLBUM DE FOTOS
12/01/2015
13/01/2015
Dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo
- Processo de criação
- Esquema
- Organização/Ordem
- Criatividade
- Coreografia
- Resolução silenciosa e discreta
- "As certezas devem ser repensadas"
- O que é a poesia?.... manifestações escritas e visuais dos alunos
- Leituras académicas versus Leituras possíveis
- Experimentar
19/01/2015
20/01/2015
26/01/2015
27/01/2015
- Às dores inventadas prefere as reais... Ó mar salgado...
- DIÁlogos
- Expressão e impressão
- Sentir e sentar
- OuVIR e viVER
02/02/2015
03/02/2015
ENSAIO À ITALIANA
Diz-se do ensaio que se realiza sem movimentação, no qual, só o texto é dito o mais rapidamente possível. Intervêm todos os os atores. Também pode realizar-se parcelarmente ou por cenas.
09/02/2015
10/02/2015
- Ensaios... ensaios... opções de cena...
- Posturas... entoações... expressões... impressões.... sentir(es)
- Responsabilidade(s)
23/02/2015
24/02/2015
- Ensaios... ensaios... opções de cena...
- Posturas... entoações... expressões... impressões.... sentir(es)
- Responsabilidade(s)
- Opções
02/03/2015
- Alunos do 9ª B, C e F assistem na sala do TEatro da EB2,3 de Real a um ensaio-apresentação das Leituras Encenadas
CARTAZ DE DIVULGAÇÂO Resultado da dinâmica: O que é a poesia?.... manifestações escritas e visuais dos alunos (13/01/2015) |
- Alunos de Educação especial assistem na sala do TEatro da EB2,3 de Real a um ensaio-apresentação das Leituras Encenadas
- Ensaio geral e reflexões....
- 8 de março apresentação pública na Casa do Professor
IMAGENS
PALAVRAS
Leitura Encenada apresenta
uma nova visão educativa nos Cursos Vocacionais
ESCOLA DE REAL PROMOVE
POESIA E CRIAÇÃO TEATRAL
A
EB2,3 de Real concluiu, no passado fim de semana, um projeto-piloto inovador, promovido
com o objetivo de apoiar a leitura e compreensão do texto poético, ao mesmo
tempo que potenciou a veia artística dos jovens envolvidos. A Leitura
Encenada de Poesia envolveu os alunos do Curso Vocacional do 9.º
ano/VOCação+, sob a orientação da professora de português, dois atores/ensaiadores
da Confederação – Coletivo de Investigação Teatral (Porto) e contou com o apoio
da direção da escola e da Casa do
Professor.
Este
projeto correspondeu genericamente a um processo de criação teatral, baseado em
poemas propostos pelas metas de aprendizagem para o 9.º ano de escolaridade, posteriormente
transposto para uma atuação pública. Os alunos-intérpretes realçaram o
fantástico trabalho desenvolvido pela equipa de ensaiadores, que soube lidar e
ultrapassar as dificuldades e entraves iniciais dos alunos. Na avaliação final
deste projeto referiram que “é diferente e aprende-se mais… a falar… (José)”.
Foi também unânime a alteração da visão que tinham do teatro e da poesia: “a
experiência foi boa e aprendi a ver o teatro de outra forma… e que não é fácil
fazer isto!” (Sérgio), ainda que cientes de que “crescemos como pessoas, descobrimos
que somos capazes de ler e entender poesia” (Bruna). Os atores, Miguel e
Rosário, afirmaram que “usando textos, imagens, sons, personagens, músicas e
espaços, valorizamos as capacidades de aprendizagem, expressivas e de
comunicação dos participantes, bem como o olhar crítico perante o trabalho
desenvolvido.”
A
diretora do Agrupamento de Escolas de Real, Zita Esteves, reconheceu “o final
feliz, resultado do trabalho desenvolvido pelos intervenientes, apenas
exequível com a parceria e apoio da Casa do Professor.” Destacou, ainda que “neste
tipo de cursos, em que a inteligência emocional assume elevada importância, é
necessário que seja considerada uma vertente realmente prática, desenvolvida de
forma sistemática, com muita imaginação e invenção à mistura. Construir um
currículo diferenciado faz toda a
diferença na formação destes jovens e expressa o passo essencial para a
verdadeira mudança. O mérito da professora de Português, Maria José Morais
Silva, baseou-se na aplicação sábia destes pressupostos, os quais permitiram o
envolvimento do grupo numa aprendizagem significativa.”
A
professora Maria José Morais da Silva, orientadora pedagógica do projeto, mostrou-se
confiante nesta nova visão educativa e afirmou que continua a acreditar e a
persistir no trabalho de projeto, no contexto atual das escolas, cada vez mais
necessitadas de estratégias metodológicas inovadoras: “é por aqui que queremos
ir e espero continuar a dar o meu contributo para que mais pessoas experimentem
desafios e experiências, nos quais a inovação é fator de motivação e os
estímulos/desafios criam confiança, em respeito pelas capacidades reais dos
alunos!”
A leitura encenada, intitulada “É tudo
aquilo que expressa as nossas himossões”,
foi apresentada publicamente no passado dia 8 de março, no auditório da Casa do Professor, com a presença dos
familiares dos alunos, professores, diretora da EB 2,3 de Real e de muito
público que partilhou uma visão educativa que alia o sucesso escolar ao sucesso
social.
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