quarta-feira, 25 de março de 2015

Oficina do Cabeçudo

OFERTA COMPLEMENTAR + PROJETO + ATITUDE 3 G  =  OFICINA DO CABEÇUDO


DESIGNAÇÃO DA ATIVIDADE
 OFICINA DO CABEÇUDO
CALENDARIZAÇÃO
2º Período


Janeiro,  fevereiro e março
DATA
e
HORA

Sextas feiras
Aula de Oferta Complementar – 45m (11.45 – 12.30)
LOCAL DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
Sala  de aula 1.08
IDENTIFICAÇÃO DAS Prioridades do Projeto Educativo a atingir com a atividade


Contrato de Autonomia
- Promover o sucesso educativo.
- Intensificar a formação para a cidadania, promovendo uma cultura participativa da escola.
- Concretizar objetivos estratégicos específicos e princípios pedagógicos do Projeto Educativo do Agrupamento, reforçando de forma efetiva uma resposta ao atual contexto social e académico dos alunos abrangidos e  contribuindo também para a abertura do agrupamento à comunidade.
- Combater ao abandono escolar, o absentismo e a indisciplina, através da adoção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ATIVIDADE
- Promover a criatividade, a inovação ,  a reflexão e a articulação com a atividade Projeto Piloto Leitura Encenada.
- Conseguir fazer entre todo o grupo-turma um cabeçudo. Este representará a personagem dum rei, que servirá para utilizar na peça de teatro que a turma irá representar.
- Adquirir competências necessárias para os alunos poderem construir sozinhos um cabeçudo, e que podem utilizar no futuro para fazer novos e diferentes modelos de cabeçudos.
- Valorizar a cooperação, a coesão do grupo, o trabalho em equipa e a articulação de saberes.
- Compreender a importância de estar em relação harmoniosa consigo próprio e com o meio que o rodeia.
ORGANIZAÇÃO
CURSO VOCAÇÂO +
Professora de Oferta Complementar
Responsável
Professora Maria José Morais Silva
COLABORADORES
DINAMIZADORES
MARTA DÍAZ, JOSÉ LÓPEZ E RICARDO SILVA
 (VOLUNTÁRIOS DA JUVENTUDE CRUZ VERMELHA PORTUGUESA- DELEGAÇÃO DE BRAGA, PROJETO +ATITUDE 3G);
Parceiros externos
Projeto +Atitude 3G) -
Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa





ETAPAS

1ª SESSÃO: 23/01/15
·         Apresentação do projeto
·         Dinâmicas de grupo















2ª SESSÃO: 30/01/15
·         Construir com o arame a estrutura base do cabeçudo.













3ª SESSÃO: 6/2/15
·         Continuação da estrutura com o arame. Um segundo grupo de jovens começa a cortar os jornais que vão ser utilizados.
·         Quando terminam, deve-se colar os jornais.
·         Enquanto um grupo se dedica a empapelar o cabeçudo, outro poderá começar a fazer alguns complementos (Coroa, nariz…).

4ª SESSÃO: 13/2/15
·         Depois de uma semana de secagem, devemos dar outra capa ao cabeçudo para que comece a ficar duro e resistente.
·         Começa-se com os complementos, e depois de rematado começa-se a empapelar com o resto.

5ª SESSÃO: 20/2/15
·         Uma vez terminado, decide-se onde será feita a abertura para os olhos.
·         Se não foi terminado, colocam-se os complementos restantes.
·         O passo da abertura é delicado, pois é necessário ter cuidado com o papel
·         Começa-se a colorir o cabeçudo.


6ª SESSÃO: 27/2/15
·         Sessão dedicada a colorir o cabeçudo. (Decidir entre todos as cores)






7ª sessão: 6/3/15
·         Sessão será dedicada aos últimos retoques (por exemplo rematar a pintura, se for necessário).
·         Observar se tudo está devidamente terminado.
·         Realizar juntamente com os jovens uma avaliação, percebendo se gostaram da atividade e  o resultado obtido.



AVALIAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário